quinta-feira, 14 de outubro de 2010
PARTIDOS E REPRESENTAÇÕES
Pergunta direta? Você acredita em nosso sistema político? Você acredita que realmente escolhemos os nossos candidatos? A eleição é verdadeira (ainda mais a eletrônica?)? É como uma viagem à ilha da fantasia. Vamos acordar descer da cama e tecer algumas considerações. Nós só elegemos representantes de classes trabalhadoras e representantes de classes produtoras, isto é, quem cuida dos interesses do agronegócio, construção civil, prestação de serviços e industrias. Elegemos os patrões e alguns representantes dos empregados. Não elegemos ninguém que realmente nos represente. Aí vem alguém que diz, é o Tiririca? E os apresentadores de rádio e TV? Ei! Você acredita que eles representem a vontade popular? Também são classistas e vão manter as coisas como estão, vão manter os interesses dos donos da telecomunicação e suas verbas maravilhosas vindas do poder público. Público? Que público? O poder público de distribuir riquezas aos que já são ricos. Seria melhor dizer, manter riquezas. Claro.É verdade que o Brasil melhorou muito. Mas nós estávamos no quinto mundo. Hoje estamos no terceiro. Ainda falta comida, emprego, saúde, educação, segurança. Ainda falta tudo. Falta estrada, falta casa, falta escola, falta hospital, falta vergonha, falta honestidade, falta ética. Mas o que falta mesmo é saber escolher. Entre a espada e a adaga, entre fogo e o inferno, o que fere mais? O que mata mais? O patrão ou o empregado que vai continuar a fazer o que o patrão quer? O patrão quer as terras cada vez mais exploradas, os direitos dos trabalhadores usurpados, o crescimento da droga e da ignorância no sistema QPM, é Quanto Pior Melhor. E me digam aí? Pra que serve uma câmara de vereadores? Uma assembléia legislativa? Uma câmara federal? Serve para legitimar o poder daqueles que financiam as campanhas políticas, nada mais. Ô meu. Ô meu Brasil. Minha gente. Vamos avaliar bem os partidos e as representações. Vamos avaliar a nossa democracia. Vamos avaliar a nossa justiça, os nossos juízes, desembargadores e promotores, vamos avaliar o que somos e o que queremos ser.
Assinar:
Postagens (Atom)